quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Perdão

Bem amados... Hoje começo de fato a postar neste blog.

O primeiro texto será uma reflexão que fiz pra minha mãe. Ela é ministra da comunhão e estou escrevendo a homilia das quintas-feiras para que ela possa ler na comunidade que ela preside a adoração ao santo sacramento.

Então, vamos lá.

O que é mais importante:

Perdoar ou pedir perdão ?

Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor.

Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê.

Mas não importa saber qual das duas coisas é mais importante.

É sempre importante saber que:

Perdoar é o modo mais sublime de crescer

E pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar ... (extraído de: http://dayanemartins.blog.dada.net)


A reflexão é sobre o Evangelho de Mt. 18, 21-35 (leiam para entender)

Pedro ao indagar Jesus tem a resposta de que se deve perdoar sempre. A parábola do empregado mau retrata e bem como nós agimos com os outros.

Mas você pode me perguntar e até mesmo dizer: Stro, você está sendo romântico e fazendo uso de uma visão muito utópica do que é perdoar. Você perdoaria?

Bem, sabendo disso lanço a questão: É fácil perdoar? A resposta de todos para mim é óbvia. Contudo, vamos ler o texto a seguir e entender a importância do ato de perdoar. Um ato que não apenas nos alivia a alma, mas também, e, principalmente, restitui a dignidade e a alegria a quem é perdoado.

***********************************************************************************

Mateus relata a parábola sobre o perdão como o núcleo do Sermão de Jesus sobre a Igreja. Diante das palavras de Jesus sobre a correção fraterna e a reconciliação, Pedro pergunta: Quantas vezes devo perdoar se meu irmão me ofender? Até sete vezes? Nesta pergunta do discípulo podemos ver o conhecimento dele sobre a necessidade de perdoar sempre. Até porque o número sete, segundo as Sagradas Escrituras significa perfeição. Diante deste nobre pensamento, Jesus quer que os apóstolos avancem para mais longe. Ele não põe limite para o perdão: “Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete!”

Pois o homem sendo imagem e semelhança de Deus está vocacionado a viver o perdão de Deus, por amor as criaturas, por amor ao próximo como ensina o próprio Jesus. Assim como Deus é amor, misericórdia e perdão para com os homens, assim deve ser o homem para com os seus irmãos. Pois de fato somos criados à sua imagem, e estando portanto voltados para a bondade segundo a ordem da própria existência.

A parábola que Jesus conta a Pedro é uma forma pedagógica para esclarecer a sua resposta. Assim como o perdão de Deus não tem limites, assim deve ser o meu e o teu. Se nós não aprendermos a perdoar os nossos irmãos, Deus virá e nos cobrará esse fato, nos indagando sobre nossa índole e por que não perdoamos ao nosso semelhante.


Existe nos dias de hoje alguém que diga “perdôo, mas não esqueço!” E como cristão qual tem sido a tua posição ante o infinito perdão de Deus, no trato com os teus semelhantes? Jesus deu o exemplo. Na hora de ser morto pediu perdão para os seus assassinos. Será que sou capaz de imitar Jesus? Muitas vezes nós queremos que Deus nos perdoe os nossos pecados. Mas não queremos perdoar os outros. Como é que Deus nos vai perdoar se nós não o fazemos?

Perdão e Desculpa são duas palavras que aparentem ter sentido, mas não o são, pois são tão banais no uso, que nem desconfiamos das diferenças. O Perdão nos diz "Ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão; não jogarei isso na sua cara e seremos do mesmo jeito que éramos antes". Ou seja, o perdão é pleno em seu sentido. Já a Desculpa, fala "eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado". Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão. Da mesma forma, boas desculpas não precisam de perdão - já que o perdão exige culpa - e se você quer ser perdoado, não há desculpas para o que fez - pois pedir perdão é assumir a culpa.


Porém, isso não invalida a possibilidade de haver os dois ao mesmo tempo. O problema está em pedirmos desculpas para aquilo que exige perdão. Veja o que Jesus disse: É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão.





Abaixo uma música de Padre Zezinho para refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante pra mim.