quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Amizade - o que será?




Olá a todos e todas. Hoje venho postar um texto sobre amizade.

Gente, vamos nos questionar... Vemos todos os dias em diversos sites postagens sobre amizade, textos maravilhosos e etc. Contudo, a grande maioria de nós nunca se perguntou se vive ou viveu uma amizade verdadeira, onde todos os segredos podem ser compartilhados com segurança. É fato que ter amigos é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e principalmente PSICOLÓGICO do ser humano.

Uma pesquisa na Inglaterra mostrou que ter amigos é de fundamental importância na vida das pessoas. Tanto, que quem não tem amigos vive menos, fato comprovado pela ciência e que nós "simples" suburbanos já sabíamos disso há séculos, e por que não dizer milênios, lá na antiguidade quando o homem se organizava em bandos, tribos para sobreviver.

Bem, voltando ao assunto em foco, a Amizade... Perguntaram-me a certo tempo atrás (pra não dizer anos) numa reunião do grupo de jovens que eu fazia parte. - Detalhe fundamental: Eu era membro do grupo, mas em paralelo era coordenador de pastoral na paróquia e forania e ainda era secretário da metropolitana. - Fulano (eu), o que você pensa sobre a amizade? Você acha que tem amigos aqui no grupo? E na vida, você tem amigos?

Amados... Confesso a vocês uma coisa, eu parei mais de 30 minutos pra pensar e ponderar tudo isso, nunca filosofei tanto na vida pra dar uma resposta, mas o fiz. Então, comecei dizendo que acredito na amizade sim, pois todo mundo tem de ter amigos para seu desenvolvimento; contudo, disse que não tinha amigos no grupo de jovens... Todos ficaram chocados com tal resposta, mas fui firme em minha posição. Como poderia dizer que tinha amigos no grupo se sempre fui excluído de tudo? Como poderia dizer que tinha amigos se tudo era na panelinha? Como poderia dizer que tinha amigos se todos me olhavam pelas
costas e demonstravam sua "amizade" por mim apenas quando queriam alguma vantagem ou quando era para correr atrás de alguma coisa pra eles? Isso é amizade? Para mim, DEFINITIVAMENTE não é. Por fim, respondi que na vida (fora da igreja), eu tinha e tenho até hoje, sim alguns amigos, mas contados a dedo todos eles. Pessoas que eu sempre podia contar para todas as horas.

Nos últimos tempos, conheci pessoas que entraram em minha vida de modo muito intenso, e algumas delas posso dizer que são meus amigos. Um americano que é gente muito fina e que voltou recentemente para os EUA, para fazer um tratamento para dependência química. Vejam bem, os americanos são fechados, olham o mundo como se fossem apenas eles, mas esse é diferente. Ele passou esses últimos meses, dizendo que quando fosse pra lá, não esqueceria jamais de mim, pois encontrou em mim uma pessoa que ele precisava conhecer, alguém que aceitasse e fosse amigo dele, independente do que ele fosse. E, realmente, não ia deixar de ser amigo dele só pelo fato de consumir drogas, se o excluísse, me tornaria um dos piores canalhas da face da terra, negando a ele apoio para sair disso e principalmente um ombro que o sustentasse.

Há muitas outras pessoas que posso citar aqui, alguns que chamo até de irmãos, pois é assim que os considero, irmãos e irmãs que tive o prazer de escolher e torná-los minha família também. Creio que eles virão aqui ler este post, então, gostaria de deixar umas palavras pra eles:

Minha FAMÍLIA (ai ai, estou até emocionado escrevendo isso)
Quando alguns de vocês chegaram, foram apenas como mais alguns contatos do MSN e do Orkut, contudo, esses meses de convivência nos fizeram
criar um laço tão poderoso e extremamente forte que nunca imaginei que pudesse acontecer, até por que, a internet é tão imediatista que não nos dá vez ao cultivo de relacionamentos duradouros. Contudo, é como digo sempre, é possível amizade virtual real? Sim, é possível e vocês são isso pra mim, nossa amizade já ultrapassou a berreira do virtual há muito tempo. E desde já saibam sempre que EU AMO TODOS VOCÊS DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO. Mas vou aproveitar a oportunidade e colcoar aqui um poema que achei muito lindo pra vocês.


Amizade é quase amor ...

Para se conservar uma belíssima amizade,
é necessário cultivá-la,
como se fosse um jardim de rosas raras.
Tem que colocar muitos sentimentos,
estar presente a todo momento,
e, ser amigo de verdade,
para se ter uma grande amizade.
Ser fiel e realmente verdadeiro e chegar sempre primeiro,
para lhe oferecer o mundo inteiro,
tudo com muito sentimento,
e nunca esperar nenhum pagamento.
Amizade é simples, mas é coisa séria.
É como um casamento sem papel,
é uma união de amigos que se gostam,
é para as horas amargas,
e também para saborear o mel.
Amizade é sorrir para o amigo e o apoiar,
quando na verdade o que a gente queria era chorar.
Tem que haver entrega, solidariedade,
sem cobranças, muito carinho e confiança,
um ombro amigo, e muita atenção...
tem que dar tudo incondicionalmente, sem restrição.
Tem que ser o equilíbrio da balança,
ser muito legal é fundamental!
Dar apoio, participar da vida e dar calor,
amizade é quase amor!
Que sejamos amigos para sempre...

fonte:http://www.felipex.com.br/amizade31.htm





Muitos só notam o quanto uma pessoa é amiga, quando se está em apuros, mas às vezes essas pessoas esquecem de estender suas mãos para ajudar os amigos e eles acabam se afastando por este motivo. Contudo, um amigo, também perdoa e entende que há momentos que ele não é o único que precisa de ajuda, pois aquele amigo ofendido também pede ajuda inconsciente de que o está fazendo por meio de grosserias e atos impensados.


Um amigo não estende as mãos somente para tirar os outros do fundo do poço, um amigo vai além, ele é capaz de ser a própria ligação que uni duas pontes sobre um imenso buraco e nos faz passar por ali para que não despenquemos dentro desse buraco sem fim que a vida muitas vezes nos impõe, e é esse amigo que está ali junto de ti, que normalmente é esquecido por nós e ele esquece de cuidar dele mesmo para cuidar daqueles amigos que precisam de ajuda.


Amados, quero dizer apenas que hoje, em nosso mundo tão globalizado, tão imediatista, tão sedento de agilidade, de informações, disso e daquilo, que nós, -a maioria - não estamos sabendo como cultivar isso. Se em outrora nós conseguíamos arrumar tempo para isso, hoje, diante desse stress moderno, precisamos ainda mais desse tempo junto de quem amamos para que sejamos felizes por completo.


Antes de ir, pois não tenho mais coisas para escrever aqui, uma vez que aqui é comente uma reflexão para que todos possam buscar e encontrar suas próprias conclusões, gostaria de dizer a todos que sempre agradeçam aos seus amigos o fato de todos os dias eles estarem presentes na vida de cada um de vocês. Seja pouco ou seja muito, agradeça, afinal, os amigos são presentes dados e muitos são mais do que isso, são irmãos que escolhemos e não tivemos a oportunidade de nascer na mesmo seio familiar. E é como diz na bíblia: "Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro." (Eclesiástico 6, 14b)


Até a próxima, e comentem esse aí, sinto falta dos comentários. Beijosa todos e todas.



2 comentários:

  1. Bom dia garoto!
    Gostei de suas palavras, e acho linda a amizade que demonstra para SUA FAMILIA como dizes, sim, sei quem são, leio e percebo o carinho de vocês em off e digo mesmo não os conhecendo como você, mesmo sem nunca ter trocado uma só sílada que também tenho carinho por eles, pelas suas atitudes justas e conselhos primorosos. Sei bem do que falas quanto aos grupos de jovens, também fiz tudo o que descreveu, participei de tantas coisas que me faltaria espaço pra descrever, foi uma época primorosa, de descobertas e experimentações com relações de amizades, infelizmente, não carreguei comigo nenhuma delas ao longo de meus anos. Minha melhor amiga é virtual, moramos em cidades vizinhas, mas só nos conhecemos por foto, nem telefones usamos, talvés medo de quebrar a magia, rsrsrs, vai saber. Amigos são importantes sim, tenho alguns, mas pouquissímos tem incondicionalmente as chaves de meu coração. Bom, no mais gostei de poder lê-lo. Abraços, Tahys.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu anjo ;)

    Amei o Blog!!!!
    Escreves muito bem,me emocionei com os posts sobre a amizade e te agradeço de coração pelo presente da tua amizade!
    Obrigada por fazer parte da miha vida Docinho ;)

    Mah...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante pra mim.