quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 de outubro - DIA DO PROFESSOR


Olá a todos.

Bem, hoje é o dia do professor. O professor é um dos profissionais de maior importância dentro de uma sociedade, não desmerecendo as demais profissões, mas, analisando todo o conjunto de profissões, devemos ver que o professor tem papel fundamental na formação de todo cidadão. É ele que atua na formação do ser humano e de todo profissional.

No Brasil, professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela. Nas séries iniciais da escolarização, temos uma porcentagem elevada de mulheres exercendo a função; no Brasil, com o passar dos níveis escolares, vemos a inversão dos percentuais em favor dos homens. Platão, na República já alertava da importância do papel do professor na formação do cidadão.

Devemos nos perguntar por que no ensino básico há infinitamente mais professoras que professores. Isso ocorre, sobretudo, porque dar aulas um dia já foi um diferencial social, sobretudo para a mulher. Na década de 1950, quando a inserção feminina no mercado de trabalho ainda era considerada um mito, lecionar era a saída para as mulheres que desejavam se dedicar a outras atividades, sem precisar abandonar o lar e os filhos. Era possível trabalhar somente meio período, recebendo um salário razoável, e ainda ter tempo para cuidar da vida.

E hoje, como é a vida do professor?

Com a nova LDB e a globalização, tudo está mudando. Ser professor hoje é escolher uma profissão pra lá de promissora, mas é preciso uma mudança radical do professor na sua maneira de encarar o ensino. Essa mudança deve começar com uma reflexão sobre sua prática no dia-a-dia para que o magistério seja encarado como profissão, e não como um simples ofício”, diz Maria Lúcia. A professora defende a idéia de que “ensinar é mais do que uma extensão do trabalho doméstico ou mera execução de tarefas”. A professora acredita que uma sociedade que quer ser igualitária e democrática “necessita de um professor que aprenda a discutir, argumentar e construir coletivamente o saber cientifico e o espaço escolar, superando os conflitos e convivendo com as diferenças.


Hoje o professor não dá mais informação, os alunos chegam com elas! Cabe ao professor ajudar a selecioná-las e transformá-las em conhecimento cientifico, usando suas teorias na prática. Ele deve ‘aprender a aprender’ com os alunos e com toda a comunidade, que precisam participar da escola.
 
Diante de uma realidade cada vez mais excludente e perversa propagada no nosso meio social, ser professor é um desafio maior ainda, pois é necessário lutar com todas as armas possíveis para fazer acontecer a educação seja de crianças, jovens e/ou adultos. 

Muitos nos desacreditam e ao longo dos tempos fomos desvalorizados e chacotados, esqueceram da importância que nós temos para a construção de toda a sociedade brasileira. Um comercial do governo federal, muito bem elaborado, mostra diversos países que se transformaram por causa do professor e suas competências, enquanto aqui somos motivo de ironia nos meios de comunicação. Uma vergonha.

Bem amados amigos, lutemos para que a nossa profissão seja valorizada e nos deem melhores condições e mais respeito. Gostaria de deixar um beijo carinhoso para minha professora Marly Bonfim, que lá na 3ª série já me incentiva a ser um profissional da área de educação. Hoje, estou na área de informática, mas a utilizo do modo que sempre gostei que é ensinando aos outros. Quero deixar um abraços caloroso para todos os amigos do Orkut e do MSN que atuam com educação e outras áreas onde atuem como professores também. Nando, Prof Ruy, Ale (padre), Padre Benedito e muitos outros. Quero agradecer e muito ao Cassiano por ter me dado os parabéns no MSN mais cedo, muito obrigado de verdade amigo.

E pra quem quer ser professor... Não desista jamais, pois a satisfação em ensinar e formar é simplesmente demais.

Ser professor

Ser professor é ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor,


musicólogo, psicólogo...

É ser mãe, pai, irmão, avó, avô... Só???

É ser palhaço, estilhaço, espantalho, bagaço...

É ser ciência e paciência...

É ser informação, é ser ação...

Para uns é o Cristo, para outros, Demônio...

Para esse, malquisto, para aqueles um SONHO...

É ser bússola, é ser farol, é ser lua, é ser sol. Impele para o bem,

impele o mal, incompreendido?... E muito. Defendido?... Nunca. Seu

filho passou?... Claro, é um gênio. Não passou? O professor não

ensinou. Pra que ser professor? É um vício ou vocação? É uma coisa e

outra. É ter nas mãos o mundo e não ter nada. Amanhã seus alunos se

vão... E ele, o mestre, de mãos vazios, tendo partido o coração, olhos

voltados para sua estrela guia, recebe novas turmas, novos olhinhos

ávidos de culturas... E ele, o professor, o mestre, vai despejando com

toda a ternura o saber, a orientação.
 
(autor desconhecido)





Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz

pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe
ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é encontrar pelo corredor com cada
aluno,
olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-o
pelo nome para que ele se sinta especial...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é envolver-se com seus alunos
nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está
mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos,
quem passou a usar óculos, quem está preocupado
ou tranquilo demais, dando-lhe a atenção necessária...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é equilibrar-se entre três turnos de
trabalho e tentar manter o humor e a competência para
que o último turno não fique prejudicado...

Ser professor é ser um "administrador da curiosidade"
de seus alunos, é ser parceiro, é ser um igual na hora

de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder,
é saber achar graça das menores coisas e entender
que ensinar e aprender são movimentos de
uma mesma canção: a canção da vida...

Ser professor é acompanhar as lutas do seu tempo
pelo salário mais digno, por melhores condições de
trabalho,
por melhores ambientes fisicos, sem misturar e
confundir jamais
essas lutas com o respeito e com o fazer junto ao
aluno.
Perder a excelência e o orgulho, jamais!

Ser professor é saber estar disponível aos colegas
e ter um espírito de cooperação e de equipe na troca
enriquecedora de saberes e sentimentos,
sem perder a própria identidade.

Ser professor é ser um escolhido que vai fazer
"levedar a massa"
para que esta cresça e se avolume em direção
a um mundo mais fraterno e mais justo.

Ser professor é ser companheiro do aluno, "comer
do mesmo pão", onde o que vale é saciar a fome
de ambos, numa dimensão de partilha..

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...


FELIZ DIA DOS PROFESSORES





11 comentários:

  1. concordo com tudo,quantas vezes eu ja tive que ser tudo isso...

    nao trabalho numa escola mas na academia eu tenho que fazer da msm forma...

    parabes stro,padre benedito e ao ale que e da mesma area, somos o que somos e amamos oq ue fazemos, nao impota o que os outros falem...

    Ha parabens para todos os meus professores da faculdae,sei que eu eu dei trabalho,mas sou grato por tudo que vocês fizeram por mim nesses 4 anos...


    PARABENS A TODOS OS PROFESSORES...

    ResponderExcluir
  2. Que linda homenagem aos mestres Stro!!!
    Admiro aqueles que tem o dom de ensinar;minha mãe foi professora,minha primeira professora,tida como a melhor alfabetizadora da época.
    Tenho muito orgulho dela!

    Parabéns à vc meu querido,mesmo com um dia de atraso...Felizes os que são seus alunos;sua sabedoria e inteligencia me encantam!

    Bjo grande com muito carinho ;**

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiiiiiiiiiii, fico todo constrangido.

    ResponderExcluir
  4. Linda a homenagem stro *---*, saudades do meus professores, o época boa viu hehe não tinha preocupação de nada, e lembro com carinho de uma Vania o nome dela era mais que um prof era uma segunda mãe ^^...

    ResponderExcluir
  5. Amorzinho!!!

    Lindas suas palavras! Como sempre!!!

    Eu sempre leio, mas nunca comento né? Prometo comentar tudo que eu leio, ok???

    Bjão

    ResponderExcluir
  6. nando,stro padre benedito e ale parabens para vcs,sei que nao e facio leh dar com uma coisa chamada aluno,mas sei também que vocês fazem isso por que gostam com amor e se tornam os melhores casa um no seu seguimento...

    parabens para todos os professores...

    ha parabens para dois professores que foram importantes para mim katia e murilo,vcs são sao os professores...

    ResponderExcluir
  7. sou supeita de falar mas vamos la

    uma vez me perguntaram como e que e eu tinnha coragem de ter um personal com o nando,falei que alem dele ser meu irmão,ele ere o melhor,o melhor nao so por que agente e irmãos,mas por que eu fui uma das poucas pessoas que acopanharam o nando durante os 4 anos de faculdade,a cada cadeira ele se didicar,a sempre porcurar saber mais,a nunca desistir,muitas vezes eu vi o nando passar a noite estudando,e por isso que eu confio nele com os olhos fechados...

    Nando tu foi meu professor que eu mas gostei,alem de um irmão que nao preciso nem eu falar,você como professor e o cara...

    Meus parabens pelo seu dia,sabe que a gente aqui te ama e muito....

    bjos irmãoo

    ah parabens para os outros professores...

    ResponderExcluir
  8. Dia dos Professores...

    nossa, sinto muita falta de um monte de professores da minha epoca de escola. Na verdade, muitos na verdade mais amigos do que educadores.

    A realidade é, são como nossos pais. E como existem aqueles que são mais rigidos, outros mais amigaveis... ainda sim, somente desejam nosso bem.

    Estou feliz pela homenagem prestada aqui aos ensinadores.
    Parabens pelo seu dia Máh, agora me peguei imaginando você dando aula. God !!!

    HEHEHE

    Amo você!!

    Beijoo!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabens nando!!!

    Parabens por você ser um professor querido por todos,se você não fosse um execelente professor eu era o primeiro a falar.

    Nos 4 anos de faculdade eu vi vc crecer e cada dia se dedicar ao seu trabalho e a construir sua carreira,vi vc enfrentar muitos desafios e ter que engulir muitos sapos,para chegar onde você chegou,e por isso que eu te adimiro.

    sabe que com nois nao tem frescura,então te amo mano vc merece todo o sucesso do mundo...

    Parabnes também para o stro e para o padre,sei que vcs também assim como o nando tem que engulir muitos sapos na vida,e tem que ter muita paciencia,e por isso que eu adimiro vcs professores...

    ResponderExcluir
  10. Paiiiiii feliz dias dos professores...

    eita nando,ter um professor como vc nao e privilegio para qualquer um não....

    além de amigo intimo,irmão,amigo,parceiro de farras,e pai vc ainda e meu professor...

    O melhor professor do mundo,e não se sinta por isso não...

    parabens tio nando e parabens para todos os professores....

    ResponderExcluir
  11. agradecendo a vcs...

    alem de agradecer ao stro quero agradecer a 3 pessoas que postaram

    lu te amo mano,valeu pelos 4 anos,vc e o cara sabe que eu te amo e muito...

    carol- maninha te amo,brigado por se lembrar de mim,vc e importante para mim...bjossss amor


    João-meu filho querido....kkkkkkk

    valeu amigo,sabe que eu te amo ne,vc e nosso filho diferente...

    valeu a vcs por comentarem,amo vcs

    stro valeu também...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante pra mim.