domingo, 11 de outubro de 2009

Dia do Nordestino - 08 de outubro




Existe um estereótipo do nordestino. Sempre se imagina um indivíduo fragilizado, de estatura baixa, com uma família inteira a tiracolo em busca de melhores condições de vida nas regiões Sul e Sudeste. De fraco o nordestino não tem nada: ele luta pela vida e sobrevive em condições adversas, muitas vezes impossíveis para alguns. Essa é a imagem do retirante.

O Nordeste foi primordialmente habitado pelos homens da Pré-História, teriormente pelos índios, que antes da colonização ajudavam os europeus na extração do pau-brasil em troca de especiarias, era o escambo; mas foi durante o período de colonização que eles foram sendo incorporados ao domínio europeu ou eliminados, devido as constantes "batalhas" contra os senhores de engenhos.

A região foi o palco do descobrimento (termo utilizado para se referir ao início do processo de colonização do Brasil), os primeiros colonizadores foram os portugueses que chegaram no dia 22 de abril de 1500, ao comando de Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.

Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de roubar aquela madeira tão apreciada na Europa.

Durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, na região da Serra da Barriga, atual território de Alagoas, nos vários mocambos palmarinos chegaram a reunir-se mais de 20 mil pessoas. Mas somente em 1694 é que o Macaco, "capital" de Palmares, foi finalmente tomado e destruído, depois de intensa perseguição, Zumbi dos Palmares foi finalmente capturado e teve sua cabeça degolada e exposta em praça pública no Recife.

A cidade de Salvador foi a primeira sede do governo-geral no Brasil, pois estava, estrategicamente, localizada em um ponto médio do litoral. O governo-geral foi uma tentativa de centralização do poder para auxiliar as capitanias, que estavam passando por um momento de crise. A atividade açucareira é até hoje a principal atividade agrícola da região.

Mas nem só de homens do sertão se faz o Nordeste. Atualmente, a região possui grandes cidades, de fundamental importância econômica para o país. A preconceituosa expressão "preguiça baiana" não se encaixa muito bem num cenário de dinamismo econômico, o que prova que lá o que se faz é trabalhar muito. O nordestino se orgulha de suas origens, apesar de enfrentar o preconceito dos "sulistas".


Este link só mostra o quão idiota uma pessoa pode ser em retratar o Nordeste. Sou contra a violência, mas esse ser IGNÓBIL deveria ser varrido do meio da sociedade, juntamente com os que compactuam das idéias que ele defende. Coitado, muito provavelmente esse aí deve ser descendente de um nordestino e não sabe, e se o sabe, prefere ignorar. Triste BRASIL. LINK >> http://desciclo.pedia.ws/wiki/Nordestino


SALVE O NORDESTE - TERRA MÃE DO BRASIL




Venham conhecer e se APAIXONAR pelo Nordeste.

2 comentários:

  1. Sou nordestino com muito amor,e desisto e porra

    meu nordeste,do frevo,do mestre luiz gonsaga,do poeta castro alves,de iracema a virgem dos labios de mel de jose de alencar,meu nordeste da ivete,da claudia,dos aviões,do alceu da elba,e de Ze...

    São tantas pessoas que nosso nordeste revelou para o mundo que fica ate dificl falar,agente tem as maiores festas de são joão,e o maior carval do mundo,ha meu nordeste que me traz tãos alegrias...

    Sou de fortaleza,moro na paraiba ja tive em salvador e em recife e nao me canço de falar que aqui e meu lugar...

    Sou nordestino e desito e porra....

    ResponderExcluir
  2. Não conheço pessoalmente mais tenho muita vontade ^^, uma região linda mais deixada de lado pelos governantes, terra de um povo trabalhador que apesar se tudo é feliz =D, e como sempre digo O sudeste é o que é graças ao suor dos nordestinos então devemos muitos a eles ^^.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante pra mim.