segunda-feira, 26 de outubro de 2009

8ª Parada do orgulho gay de Salvador




Foram mais de 800 mil pessoas que saíram às ruas de Salvador para participarem da 8ª Parada do orgulho gay da Bahia. “Ainda está no armário? Ótimo, assim fica mais fácil escolher com que roupa você vai” Esse foi o lema da parada desse ano. Ao contrário do que muitos pensam, não foram somente gays, lésbicas, bissexuais e trangêneros que saíram às ruas pra pedir por mais justiça e igualdade de tratamento por parte dos poderes públicos e da sociedade.

Mas, saíram também: pais, mães e irmãos do público GLBT, bem como, famílias inteiras que preocupados com a educação moderna e o fim do preconceito levaram seus filhos para que aprendam a conviver e respeitar a todos, seja quem for. Foram também, muitos héteros que são tem amigos gays, lésbicas e outros e sentem-se ofendidos quando veem seus amigos serem tratados de forma pejorativa, seja no rádio, na tv, nos jornais e na internet; isso sem falar das rodas de bate-papo. É nessas pessoas que se deve apostar para um futuro mais igual para todas as pessoas, até por que, o público GLBT consome e muito, mas nós não somos tratados como iguais pelas empresas.

É irônico saber que eles que tanto nos desprezam dependem de nós para consumir os seus produtos também. As empresas aéreas dependem de nós, por que viajamos e muito. Somos desprendidos de muitas coisas e por isso sobra-nos tempos para realizar viagens por todo que é canto desse imenso Brasil varonil.

O evento da capital baiana é o terceiro maior do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, com 3 milhões de participantes e do Rio de Janeiro, com 2 milhões.

“É o momento em que temos visibilidade massiva, que mostramos que somos milhões e estamos em toda parte. É o momento de demonstrar nosso poder”, afirma Luiz Mott, presidente do GGB.

Este ano, as convidadas foram Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, e a delegada e diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida, Isabel Alice de Pinho. “São exemplos de mulheres heterossexuais, que sempre apoiaram a luta pelos direitos humanos de gays, lésbicas, travestis e transexuais”, ressalta Mott. É importante a presença destas duas mulheres, por que a MOEMA é uma mulher de fibra e não tem vergonha de dizer que apoia a luta do movimento GLBT pela igualdade de direitos.

O GGB teve problemas ao tentar conseguir patrocínio para o evento deste domingo e, apesar de ter enviado o projeto da Parada Gay para diversas empresas, nenhuma parceria foi firmada. “Nenhuma delas quis vincular seu nome e sua marca a um evento GLS. É extremamente difícil organizar esse evento sem patrocínio e foi através de muito diálogo que conseguimos apoio”, afirma o vice-presidente do GGB, Marcelo Cerqueira. NEM PRECISO DIZER O QUE PENSO DESSES CARAS QUE NEGAM APOIO NÃO É? DEVERIAM FAZER UMA LISTA COM O NOME DE TODAS AS EMPRESAS QUE NEGARAM APOIO E DIVULGAR. SE TODO GLBT, OU FAMILIAR DE UM DEIXASSE DE COMPRAR EM ALGUMA DESSAS EMPRESAS... ELES IAM VER UMA COISA BOA CHAMADA PREJUIZO.

As autoridades: o Governado do Estado da Bahia não foi. Por que eu não sei. O público GLBT sempre votou na esquerda. Agora o Prefeito, era certo de não ir. EVANGÉLICO, e com a mulher que ele tem, que prefiro não comentar aqui... Ele não iria, por que amigos, vamos pensar né? E o que os irmãos de igreja iriam dizer dele depois? ahauhauahuauuaa

Quem patrocinou o evento foi a Secult (secretaria de cultura da Bahia) e a Bahiatursa (empresa de turismo da Bahia), é estranho como NENHUM orgão municipal patrocinou o evento que foi REALIZADO NA PRINCIPAL RUA DO CENTRO DA CIDADE E TEVE MILHARES DE TURISTAS NO MEIO. Mas aguardem... Vem ai a "marcha" pra Jesus e todos nós veremos o patrocínio da prefeitura no "evento" dos irmãos de fé do prefeito. Quem apoiou com serviços foram a Secretaria de Justiça e a empresa de limpeza pública. Ótimo, pelo menos a justiça procura fazer alguma coisa.

Um fato que destaco e foi de fundamental importância é que hoje, dia 26 de outubro, é dia do comerciário aqui na Bahia e com isso, mais pessoas puderam ir ontem à parada. O que rendeu muito mais gente pra brincar e ver que todos somos humanos.

A juventude comunista marcou presença na Parada Gay com um trio da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União de Estudantes da Bahia (UEB) e da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES), em parceria com o Conselho Estadual da Juventude (Cejuve).

“A Parada do Orgulho Gay cumpre um papel determinante para transformar a visão que a sociedade tem das relações diversas da heterossexual, pois ajuda a trazer para o dia-a-dia das pessoas a visão de que as lésbicas, gays, travesti , bissexuais e transexuais são pessoas comuns, que trabalham, vivem e amam. A União da Juventude Socialista acredita que isto é fundamental para a conquista de uma sociedade sem homofobia, menos machista e mais justa”, reforça o presidente estadual da UJS e do Cejuve, Juremar Oliveira.

O dia foi de festa, mas cores vibrantes das fantasias tentavam chamar à atenção também para outro problema grave: a violência contra os homossexuais. Nos últimos dois anos a Bahia foi o estado onde mais homossexuais foram assassinados – 24 homicídios em 2008 e 17 mortes até agosto de 2009. Isto demonstra que a violência anti-homossexual vem crescendo nos últimos anos, sobretudo no Nordeste, mesmo com a maior visibilidade e atuação do Movimento Homossexual Brasileiro e do governo Lula ter instituído o Programa Brasil Sem Homofobia.(POR ISSO QUE SEMPRE CONFIEI NO LULA, UM HOMEM DE VISÃO, DIGA O QUE QUISER DELE, MAS PELA PRIMEIRA VEZ, TEMOS UM PRESIDENTE BRASILEIRO E QUE ENXERGA AS NECESSIDADES DA AMPLA MAIORIA DO POVO.)

Em 2008 foram documentados 190 assassinatos de homossexuais no Brasil, 55% a mais do que no ano anterior (122 mortes). A cada dois dias um GLBT é barbaramente assassinado. Menos de 10% dos criminosos são presos e sentenciados. Embora alarmantes estes números podem ser ainda piores, pois há muitos crimes em que a família esconde que o filho era gay ou pede que a polícia e os jornais não divulguem.

Bem amados. Viva a diversidade e principalmente... VIVA À IGUALDADE. Mais respeito, mais justiça e mais amor.

ABAIXO A TODO TIPO DE PRECONCEITO.

FONTES:
Portal vermelho 
Jornal Atarde  
Grupo Gay da Bahia - GGB


VIDEO PUBLICITÁRIO DA PARADA GAY 2009


A MÚSICA CLÁSSICA DE GLORIA GAYNOR, POR QUE ESSA NÃO PODE FALTAR.

Um comentário:

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante pra mim.